Consulta pública sobre novos Instrumentos Financeiros PRR

 A presente consulta pública encontra-se encerrada.

Agradecemos a participação e todos os contributos recebidos, muito importantes na construção de novas soluções de capital e quase capital, adequadas à realidade e necessidades das empresas portuguesas.

De momento não existem consultas públicas a decorrer.



Conheça a seguir a consulta pública lançada pelo BPF e que esteve disponí
vel até às 18h00 do dia 19 de dezembro de 2022
Consulta pública sobre novos instrumentos financeiros PRR
O Banco Português de Fomento (BPF) desenvolve uma atividade pioneira em Portugal como banco promocional português, tendo como missão colmatar falhas de mercado na atividade desenvolvida pelos operadores financeiros.

A intervenção do BPF consiste, fundamentalmente, na estruturação e distribuição de produtos de capital e quase capital; linhas de crédito bancário com garantia mútua e linhas de funding, para serem disponibilizados às empresas, através das instituições bancárias.

Ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi atribuído ao Banco Português de Fomento um importante papel, designadamente, na estruturação e distribuição de soluções de capital e quase capital, no montante global de 1.425 milhões de euros, via Fundo de Capitalização e Resiliência e Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores.

Estando ainda disponível o montante de 475 milhões de euros para lançar novos Programas, ao abrigo dos Fundos geridos pelo BPF no âmbito do PRR, gostaríamos de saber quais os instrumentos de financiamento e investimento de que as empresas portuguesas mais sentem necessidade, por consideram não estarem disponíveis à data, ou apresentarem condições inibidoras do acesso e utilização.

Queremos ouvir a sua opinião. 

Para isso, abrimos uma consulta pública destinada a obter os seus contributos sobre:

  1. as condições de dois produtos pré-estruturados, aqui designados de:

    - Programa de Venture Capital (instrumento que assume uma estrutura de fundo de fundos)

    - Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal (instrumento que assume uma estrutura de investimento direto em empresas, em coinvestimento com investidores privados);

  2. outras propostas de novas soluções de capital e quase capital, ao abrigo dos referidos Fundos de Capitalização, que entenda pertinentes. 

Todas as propostas ou sugestões devem ser submetidas através do formulário abaixo [Desativado após a data limite para receção de contributos], até às 18h00 do dia 19 de dezembro de 2022, para avaliação cuidada do BPF, tendente a uma possível (mas não obrigatória) aceitação das mesmas.