Consulta Pública sobre Carta de Princípios de Sustentabilidade do Grupo BPF

 A presente consulta pública encontra-se encerrada.

Agradecemos a participação e todos os contributos recebidos.

De momento não existem consultas públicas a decorrer.



Conheça a seguir a consulta pública lançada pelo BPF, no âmbito da  Carta de Princípios de Sustentabilidade do Grupo BPF e que esteve disponí
vel até às 18h00 do dia 24 de maio de 2024
Consulta Pública sobre Carta de Princípios de Sustentabilidade do Grupo BPF
O Banco Português de Fomento (BPF) no contexto do seu mandato como Banco Verde Nacional e em alinhamento com os objetivos de sustentabilidade definidos pelo Estado Português, pela União Europeia e pela comunidade internacional, convida todos os interessados a participar na consulta pública da Carta de Princípios de Sustentabilidade do Grupo BPF, uma iniciativa que se enquadra na promoção do desenvolvimento sustentável e visa contribuir para a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O que é a Carta de Princípios de Sustentabilidade?

A Carta de Princípios de Sustentabilidade do Grupo BPF estabelece a abordagem e as linhas orientadoras de atuação em matéria de sustentabilidade para as empresas do Grupo que inclui, além do BPF, a Portugal Ventures, a Turismo Fundos e as quatro Sociedades de Garantia Mútua: Agrogarante, Lisgarante, Garval e Norgarante.
 
O documento reflete o compromisso em definir, até ao final do primeiro semestre de 2024, a Estratégia de Sustentabilidade do Grupo BPF que visa reforçar o posicionamento do BPF como interveniente nacional de referência na dinamização de instrumentos financeiros destinados a apoiar projetos sustentáveis que fomentem a transição climática e energética, contribuindo para os objetivos climáticos estabelecidos no Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 e no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050.

A Carta está estruturada em onze grandes princípios de atuação em matéria de desenvolvimento sustentável, alinhados com a estratégia global do BPF para operar em conformidade com os princípios ESG, garantindo a integração das dimensões ambientais, sociais e de governança, definidos a nível internacional e nacional nesta matéria, em todas as suas atividades, políticas de investimento, processos de decisão e operações de financiamento.

Os princípios descritos na Carta também estabelecem um conjunto de compromissos que contribuem para a regeneração das empresas, da sociedade e do planeta, considerando a interdependência das dimensões de governança, sociais e ambientais.


Queremos ouvir a sua opinião.

Para isso, lançamos esta consulta pública destinada a obter os seus contributos sobre:

  • Os princípios e compromissos de sustentabilidade assumidos pelo Grupo BPF, nomeadamente sobre a sua natureza e grau de adequação aos desafios que se colocam à economia e sociedade portuguesas em matéria de financiamento sustentável, tendo em conta o âmbito de atuação do grupo:

    • Princípios - dos enunciados quais consideraria mais importantes? Acrescentaria algum?

    • Compromissos - considera que os compromissos na área ambiental, social e de governance são adequados? Acrescentaria ou retiraria algum?

  • Outras propostas sobre a estrutura e âmbito do documento que gostaria de partilhar.

Porque deve participar?

A participação ativa de todos nesta consulta pública permitir-nos-á adequar a Carta às expetativas, pelo que se encoraja e agradece a partilha de sugestões.

Como pode contribuir?

A Carta de Princípios de Sustentabilidade, bem como a apresentação dos compromissos assumidos, estão disponíveis para download e consulta, a seguir. Convidamos a ler os documentos e a utilizar o formulário online [Formulário desativado após a data limite para receção de contributos], para enviar as suas propostas e sugestões até às 18h00 do dia 24 de maio de 2024.

Participe! A sua opinião é essencial para nós.