Banco Português de Fomento apresentou hoje o plano de ação
Notícia . 2025-02-17O Banco Português de Fomento (BPF) apresentou hoje um novo ciclo, com uma estratégia renovada para reforçar a proximidade e parceria com a economia, potenciar o investimento e consolidar o seu papel no serviço às empresas.
Sob a liderança do novo presidente da Comissão Executiva, Gonçalo Regalado, o Banco Português de Fomento assume um compromisso firme: financiar o crescimento e a competitividade da economia portuguesa.
"O Banco Português de Fomento tem a responsabilidade de impulsionar o crescimento das empresas portuguesas, garantindo acesso a financiamento estratégico e promovendo a inovação, a sustentabilidade e a internacionalização. Queremos ser um parceiro próximo, ágil e eficaz, ajudando a construir um Portugal mais competitivo e resiliente. Queremos, sem dúvida, ser o banco das empresas em Portugal e uma referência europeia na banca de desenvolvimento promocional", destacou Gonçalo Regalado.
Nova Visão para um novo Banco Português de Fomento
Com um posicionamento reforçado, o Banco Português de Fomento passa a estruturar a sua atuação em três pilares fundamentais:
- mais proximidade com as empresas, garantindo soluções de financiamento acessíveis e ajustadas às suas necessidade
- soluções financeiras estratégicas, simplificando o acesso ao crédito e capitalização, e
- maximização dos fundos europeus, alavancando o investimento nacional e estrangeiro para um crescimento sustentado.
14,6 mil Mio€ de Garantias a financiamento impulsionam crescimento empresarial
A nova equipa de gestão, composta por profissionais de referência no setor financeiro, está focada na criação de instrumentos financeiros inovadores, que facilitem o acesso ao crédito e reforcem a competitividade das empresas. Como parte desta nova fase, o BPF acaba de anunciar um conjunto de garantias financeiras essenciais para dinamizar o setor empresarial, num total que ascende a 14,6 mil milhões de euros ao longo do ano de 2025.
Além disso, o BPF reforça as suas parcerias com o BEI, o FEI e entidades multilaterais, consolidando um ecossistema financeiro robusto e inovador ao serviço das empresas em Portugal.
Estratégia para empresas de todas as dimensões
O Banco Português de Fomento apresenta, ainda, um conjunto abrangente de soluções financeiras para PME, Startups e Grandes Empresas, tais como linhas de financiamento, programas de capitalização, parcerias com instituições europeias, apoio à exportação e à internacionalização. De resto, foi apresentado um novo modelo de garantias pré-aprovadas, com a inclusão de até 150 mil empresas, numa iniciativa que assegura um impulso imediato ao investimento empresarial.
A nova estratégia do Banco Português de Fomento visa consolidar o banco como uma referência na banca promocional europeia, promovendo mais financiamento para empresas que investem e inovam, mais investimento estratégico para transformar Portugal e mais crescimento sustentável e competitivo. "O futuro começa agora. Estamos, e estaremos, ao lado das empresas que fazem Portugal crescer”, sublinhou Gonçalo Regalado.
Garantias e financiamento
- BPF InvestEU - 3.555 milhões de euros para projetos de inovação, sustentabilidade e investimento
- Portugal 2030 - 3.000 milhões de euros para financiamento de investimentos estratégicos em setores prioritários;
- PRR Inovação Empresarial - 278 milhões de euros para apoiar projetos inovadores e acelerar a transição digital e sustentável já reprogramados no PRR;
- Programa ADN 2025 (Apoio ao Desenvolvimento de Negócios) + MPE 2025 (micro e pequenas empresas) - 1.250 milhões de euros dedicados a micro, pequenas e médias empresas e ao desenvolvimento de novos negócios;
- FEI InvestEU - 6.500 milhões de euros para alavancar investimentos estratégicos e inovadores (em negociação).
Uma nova equipa de gestão
- Chief Executive Officer: Gonçalo Regalado (ex-Millennium BCP)
- Chief Financial Officer: Bruno Rodrigues (ex-Allianz, Banco Português de Fomento)
- Chief Operations Officer: Tiago Mateus (ex-Millennium BCP)
- Chief Compliance & Risk Officer: Marta Penetra (ex-PWC, Unicre, BNI Europa e SGM)
- Chief Commercial Officer: Luís Guimarães (ex-HSBC Singapura)
- Chief Investment Officer: Teresa Fiúza (ex-Portugal Ventures, Lisgarante, Montepio)