Governação
A estrutura governativa do FSCR PME-IAPMEI é composta por dois órgãos: a Entidade Gestora e o Conselho Geral.
Entidade Gestora
Em junho de 2003, a PME Investimentos – Sociedade de Investimento, S.A. (PME Investimentos) foi designada pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. como Entidade Gestora do FSCR PME-IAPMEI, funções que passaram a ser desempenhadas pelo Banco Português de Fomento, S.A. (BPF) a partir de 3 de novembro de 2020, na sequência do processo de fusão que lhe deu origem, conforme estabelecido no
Decreto-Lei n.º 63/2020, de 7 de setembro.
O Banco Português de Fomento sucedeu assim à PME Investimentos no desempenho das funções atribuídas à entidade gestora do FSCR PME-IAPMEI, que viu as suas competências reforçadas por via da agregação do know-how e experiência acumulados nas 3 entidades que foram objeto de fusão (PME Investimentos – Sociedade de Investimento, S.A. e IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A. na SPGM – Sociedade de Investimento, S.A.).
Compete ao BPF, enquanto entidade gestora legal e legal representante do FSCR PME-IAPMEI, assegurar a gestão corrente do Fundo, nomeadamente praticar todos os atos necessários à sua boa administração, nos termos da lei e dos regulamentos aplicáveis, bem como assegurar os meios técnicos e administrativos indispensáveis ao seu adequado funcionamento.
Conselho Geral
O Conselho Geral do FSCR PME-IAPMEI tem
a seguinte composição, com as atribuições previstas no artigo 5º do
Despacho Conjunto n.º 8375/2007.