Enquadramento e Objetivos
O Fundo de Capitalização das Empresas do Açores (FCEA), foi criado em novembro de 2021 através da Resolução do Conselho do Governo dos Açores n.º 276/ 2021 de 22 de novembro de 2021, com a redação atualmente em vigor.
Tem como principal objetivo aportar apoio público temporário para reforçar a solvência de empresas da Região Autónoma dos Açores em fase inicial de atividade ou em processo de crescimento e consolidação, afetadas pelo impacto da pandemia associada ao vírus SARS-CoV-2, que provoco a doença COVID-19.
O FCEA poderá investir diretamente nas empresas beneficiárias de forma isolada ou em coinvestimento com investidores privados, inclusivamente através de plataformas de financiamento colaborativo.
Poderá ainda investir em fundos ou através de outros organismos de investimento coletivo, nomeadamente organismos de investimento alternativo especializado de créditos, sociedades ou fundos de capital de risco, fundos de empreendedorismo social ou sociedades ou fundo de titularização de créditos, previstos na legislação nacional e da União Europeia aplicável, que subscrevam ou invistam naqueles instrumentos.
Em caso algum o Fundo apoia empresas em condições que desrespeitem o disposto na regulamentação europeia em matéria de auxílios de Estado.