Ref 31.2024 Diretor(a) Coordenador (a) de Contabilidade, Consolidação e Reporte (M/F) – Porto/Lisboa
Contabilidade, Consolidação e ReporteDescrição
O Banco Português de Fomento (BPF) está a
finalizar a reorganização da sua função financeira e pretende contratar um(a)
Diretor(a) Coordenador(a) para liderar a Direção de Contabilidade, Consolidação
e Reporte. Esta função terá reporte direto ao administrador executivo com o
pelouro financeiro e será responsável pelo acompanhamento de três
direções/departamentos (Direção de Contabilidade, Departamento de Consolidação
e Departamento de Reporte).
Responsabilidades
- Supervisionar todas as atividades contabilísticas do BFP, fundos sob gestão e participadas, assegurando o cumprimento das normas regulatórias (IFRS, SNC e SNC-AP);
- Garantir a correta aplicação dos normativos contabilísticos específicos para o setor bancário, incluindo regulamentos do Banco de Portugal, EBA e BCE;
- Coordenar o fecho mensal das contas individuais e consolidadas, garantindo a qualidade e exatidão dos registos contabilísticos;
- Gerir o processo de consolidação das contas do BPF, incluindo subsidiárias e entidades relacionadas;
- Coordenar o processo de fecho de contas anual, assegurando a recolha atempada de informação proveniente de outras áreas, gerindo relação com auditores externos e a produção do relatório e contas do grupo BPF;
- Garantir o cumprimento da política de princípios contabilísticos do grupo BPF de forma transversal;
- Garantir a elaboração das demonstrações financeiras consolidadas, alinhadas com os requisitos regulatórios aplicados ao setor bancário;
- Assegurar a elaboração e entrega atempada de reportes regulatórios obrigatórios, como COREP, FINREP, LCR, NSFR, entre outros, em conformidade com os regulamentos nacionais e europeus;
- Assegurar a correta preparação de relatórios financeiros para a administração, acionistas, reguladores e outras partes interessadas, garantindo a clareza e precisão das informações apresentadas;
- Acompanhar as mudanças na legislação e regulamentação com impacto em matérias de contabilidade, consolidação, relato financeiro e relato prudencial;
- Liderar e desenvolver as equipas sob gestão e promover um ambiente de excelência e alta performance, incentivando a melhoria contínua e desenvolvimento das competências da equipa;
- Implementar melhorias nos processos contabilísticos, consolidação e reporte, aumentando a eficiência e reduzindo o risco operacional;
- Atuar como principal agente de mudança nas áreas sob sua gestão, liderando e participando ativamente na digitalização e automação das funções de contabilidade, consolidação e reporte, em alinhamento com as melhores práticas do setor.
Perfil pretendido
- Formação superior na área de Contabilidade, Gestão, Economia ou Finanças (preferencialmente). Pós-graduação, MBA ou formação adicional em áreas relacionadas com o setor financeiro ou bancário será valorizada;
- Experiência mínima de 10 anos em funções de contabilidade ou controlo financeiro, preferencialmente no setor financeiro ou em auditoria financeira a instituições financeiras;
- Experiência comprovada com regulamentos específicos do setor bancário (IFRS9, Basel III/IV, FINREP/COREP, Av. 3/2020 BdP);
- Experiência em coordenação de equipas e gestão de projetos complexos no setor financeiro;
- Experiência na utilização de ERP’s (idealmente Navision) ou outras soluções de planeamento e orçamentação. Familiaridade com softwares de consolidação, reporte financeiro e prudencial;
- Excelente capacidade de comunicação e de apresentação de conteúdos;
- Bons conhecimentos de inglês (falado e escrito).
Competências Pessoais
- Liderança estratégica e operacional com foco em resultados;
- Capacidade de gerir equipas multidisciplinares e projetos em ambientes de alta pressão;
- Habilidade de comunicação clara e eficaz, incluindo interações com reguladores e stakeholders de alto nível;
- Foco em inovação, melhoria contínua e otimização de processos;
- Elevado grau de rigor, ética profissional e compromisso com a confidencialidade.
- Integração em projeto sólido, numa empresa em crescimento e com uma cultura baseada na Confiança, Agilidade, Sustentabilidade e Cooperação;
- Condições financeiras compatíveis com experiência e potencial demonstrados;
- Oportunidade de desenvolvimento de carreira.