Ref 30.2024 - Gestor/a de Processo/Projetos (M/F) – Porto/Lisboa
Departamento de Acompanhamento de Deficiências
Responsabilidades
Com reporte à Diretora do Departamento de Acompanhamento de Deficiências, terá, entre outras, as seguintes responsabilidades:
- Monitorizar o processo de gestão de deficiências, i.e., insuficiências potenciais ou efetivas, mas também as oportunidades de introdução de melhorias que permitam fortalecer a cultura organizacional e o sistema de governo e controlo interno, no BPF mas também assegurar o oversight do Grupo.
- Elaborar reporte regular à Comissão Executiva e assegurar a produção de informação estruturada destinada a apoiar a tomada de decisões por parte do Comité de Acompanhamento de Deficiências.
- Apoiar os Diretores responsáveis pela implementação das medidas e as Funções de Controlo Interno na análise crítica e na discussão construtiva sobre os planos de ação para adoção das medidas adequadas.
- Apoiar as Entidades do Grupo na implementação de um adequado processo de gestão de deficiências, articular a elaboração de relatórios alinhados com a empresa-mãe, incluindo de oversight do Grupo.
- Monitorizar a execução dos planos de ação junto dos respetivos responsáveis, realização do follow-up periódico dos mesmos e na identificação de constrangimentos à sua implementação, promovendo a articulação com diferentes áreas no BPF e Grupo, antecipando potenciais incumprimentos dos prazos de implementação e propondo iniciativas para a sua resolução.
- Gerir o suporte tecnológico do processo de Governance, Risk and Compliance (incluindo a base de dados de deficiências), bem como definir/monitorizar/reportar dashboardse KPIs do processo.
- Otimizar processos organizacionais, com vista a promover a cultura organizacional e o sistema de governo e controlo interno adequado no Grupo BPF (i.e. analisar, identificar ameaças, riscos e oportunidades, projetar, implementar e monitorizar)
- Organizar, apresentar e gerir reuniões/workshops utilizando técnicas pertinentes para garantir os resultados pretendidos. Promover a comunicação e coordenação entre áreas/entidades.
Perfil pretendido
- Formação académica relevante para a função, preferencialmente Licenciatura Pré-Bolonha ou Licenciatura Pós-Bolonha com Mestrado Integrado em áreas como Ciências Económicas e Empresariais, Gestão, Economia, Matemática aplicada, entre outras;
- Experiência mínima de 2 anos em funções similares (preferencial);
- Conhecimentos de controlo e governo interno, gestão de risco, legislação, regulamentação e boas práticas aplicadas ao setor financeiro serão valorizados;
- Conhecimentos das ferramentas de Microsoft Office Pack, designadamente boa capacidade de análise e processamento de grandes volumes de dados (excel avançado, power query) e preparação de apresentações em power point.
- Domínio de inglês
- Excelente capacidade de comunicação e influência, relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
- Elevada capacidade analítica, designadamente para analisar, extrair conclusões e propor planos de atuação;
- Elevado sentido de responsabilidade;
- Capacidade de planeamento/organização;
- Integração em projeto sólido, numa empresa em crescimento e com uma cultura baseada na Confiança, Agilidade, Sustentabilidade e Cooperação;
- Condições financeiras compatíveis com experiência e potencial demonstrados;
- Oportunidade de desenvolvimento de carreira.