Ref 26.2024 - Controller de Negócio (M/F) –Lisboa
Direção de Operações – Departamento de Suporte ao NegócioResponsabilidades
Com reporte direto ao Coordenador/a do Departamento do Suporte ao Negócio terá, entre outras, as seguintes responsabilidades, com elevado grau de autonomia:
- Monitorizar operações de investimento, incluindo a análise e validação de informação / documentação recolhida, garantindo a sua completude e assegurando o registo e atualização da informação nos sistemas apropriados.
- Garantir a recolha de informação / documentação junto de outras unidades orgânicas do BPF, realizando a sua análise, tratamento e validação para posterior reporte a entidades externas.
- Validar e acompanhar pedidos de chamada de capital no âmbito dos programas de investimento geridos pelo BPF, incluindo a preparação de documentação necessária e a sua comunicação.
- Colaborar na elaboração de programas de auditorias / verificações no âmbito dos instrumentos / programas geridos pelo BPF, promovendo a subcontratação de entidade externa para a realização dos trabalhos. Acompanhamento dos trabalhos da equipa de auditoria e coordenação interna com outras unidades orgânicas. Análise do relatório de auditoria e acompanhamento da implementação de medidas corretivas às desconformidades detetadas, se aplicável.
- Colaborar com outras direções (nos instrumentos aplicáveis) na análise de candidaturas de intermediários financeiros e de investimentos diretos na validação do cumprimento de critérios de elegibilidade.
- Acompanhar as operações de crédito enquadradas nas linhas de crédito, através do carregamento e validação no sistema informático dos reportes estabelecidos, incluindo a validação e o processamento de bonificações referentes a juros e a comissões de garantia.
- Desenvolvimento relatórios/ análises relevantes que apoiem a tomada de decisão (da administração ou outra direção) em temas estratégicos ou outros do âmbito da direção.
- Assegurar a articulação e a comunicação com as diversas áreas da organização e com entidades externas aplicáveis.
- Emitir, receber, triar, classificar e encaminhar a correspondência e outros documentos no âmbito da atividade desenvolvida pelo Departamento.
Perfil pretendido
- Licenciatura nas áreas das Ciências Económicas e Empresariais;
- Experiência profissional mínima entre 2 a 3 anos em funções similares, preferencialmente em áreas de suporte relacionadas com gestão de investimentos/administração de fundos;
- Elevados conhecimentos nas ferramentas de Microsoft Office (Excel, Word e Power Point);
- Bons conhecimentos em Instrumentos Financeiros (preferencial);
- Sentido de responsabilidade, rigor e qualidade de trabalho;
- Excelente capacidade de comunicação, trabalho em equipa e relacionamento interpessoal;
- Elevada capacidade de planeamento/organização, espírito crítico e atenção ao detalhe.
O que oferecemos
- Integração em projeto sólido, numa empresa em crescimento e com uma cultura baseada na Confiança, Agilidade, Sustentabilidade e Cooperação;
- Condições financeiras compatíveis com experiência e potencial demonstrados;
- Oportunidade de desenvolvimento de carreira.