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Ref 13.2024 Técnico/a de Conformidade Regulatória (M/F) - Porto e/ou Lisboa

Direção de Conformidade


Responsabilidades

Com reporte à Diretora de Conformidade, terá, entre outras, as seguintes responsabilidades, com elevado grau de autonomia:

 Monitorização:

  • Acompanhamento das alterações legislativas ou regulamentares, presentes ou futuras, das orientações dos órgãos de supervisão e avaliação da aplicabilidade das mesmas e respetivo impacto no negócio.
  • Acompanhamento das diversas atividades junto das entidades participadas, na implementação de orientações transversais ao Grupo BPF, de forma a assegurar a coerência e articulação dos sistemas de controlo interno, em particular ao nível das funções de Conformidade.

 Avaliação:

  • Emissão de pareceres e aconselhamento aos órgãos colegiais relativamente à adequação das políticas e procedimentos em matéria de cumprimento das disposições legais e regulamentares;
  • Elaboração, revisão anual e emissão de pareceres sobre um quadro de normativo interno, políticas e procedimentos afetos à função de conformidade;
  • Avaliação e acompanhamento dos procedimentos de controlo interno em matéria de conflitos de interesse, corrupção, fraude, duplo financiamento, bem como dos procedimentos no que diz respeito as análises prévias às operações institucionais com partes relacionadas;
  • Participação no processo de aprovação, conceção e distribuição de novos produtos e serviços com o intuito de garantir que os mesmos se encontram em cumprimento com o quadro legal e regulamentar em vigor;
  • Realização de due diligence de avaliação e seleção de contrapartes, nomeadamente ao nível dos sistemas de controlo internos em matérias de conformidade.

Reporting:

  • Participação na elaboração dos vários relatórios da responsabilidade da Direção de Conformidade.
Normativo e Formação:

  • Elaboração e revisão das políticas e procedimentos afetos à função de conformidade;
  • Preparação e condução de ações de formação para colaboradores relevantes ou recém-admitidos em matéria de cumprimento normativo e de conformidade da instituição;
  • Avaliação e acompanhamento da implementação de novos projetos, incluindo ferramentas e sistemas de informação, em matéria de conformidade, decorrentes de alterações legislativas ou regulamentares e das atividades do BPF.


Perfil pretendido

  • Formação académica relevante para a função, preferencialmente Licenciatura Pré-Bolonha ou Mestrado Integrado na área de Direito, Finanças ou Ciências Económicas e Empresariais;
  • Experiência profissional entre 1 e 3 anos em funções similares (preferencialmente);
  • Experiência profissional no sector financeiro, banca será valorizado;
  • Bons conhecimentos sobre legislação, regulamentação e orientações aplicadas ao setor financeiro;
  • Conhecimentos de utilização e parametrização de softwares/ferramentas informáticas de Conformidade;
  • Elevados conhecimentos de informática na ótica do utilizador (MS Office) e de inglês;
  • Elevada capacidade de análise e interpretação da legislação relevante e requisitos regulamentares aplicáveis;
  • Elevada capacidade de comunicação, autonomia e de trabalho em equipa;
  • Elevada capacidade de planeamento/organização e sentido crítico;
  • Forte sentido de responsabilidade.


O que oferecemos
  • Integração em projeto sólido, numa empresa em crescimento e com uma cultura baseada na Confiança, Agilidade, Sustentabilidade e Cooperação;
  • Condições financeiras compatíveis com experiência e potencial demonstrados;
  • Oportunidade de desenvolvimento de carreira.
Tenha atenção aos formatos permitidos: pdf,zip
O tamanho máximo do ficheiro deve ser de 47.68 MB