Ref 12.2023 - Técnico/a do Departamento de Risco Operacional (M/F) – Porto/Lisboa
Direção de RiscoResponsabilidades
Com reporte ao responsável do Departamento
de Risco Operacional, terá, entre outras, as seguintes responsabilidades:
- Propor e atualizar as políticas e procedimentos no âmbito da gestão do risco operacional;
- Identificar os riscos operacionais inerentes às autoavaliações desenvolvidas pelas diferentes unidades orgânicas;
- Produção regular de relatórios sobre a evolução do perfil de risco operacional do Banco;
- Mitigar a exposição ao risco operacional através da sugestão de lançamento de planos de ação/ medidas de mitigação para os riscos prioritários e do acompanhamento da sua concretização;
- Assegurar o cumprimento do disposto no Aviso n.º 3/2020 do Banco de Portugal, nomeadamente no que concerne à avaliação de transações com partes relacionadas, conceção de novos produtos e decisões que envolvam a assunção de riscos significativos para o Banco;
- Promover a cultura de gestão de risco operacional, designadamente através da realização de ações de formação e sensibilização;
- Propor e atualizar as políticas relativas à gestão de continuidade de negócio;
- Assegurar a operacionalização de cada uma das fases do ciclo de gestão de continuidade de negócio.
Perfil pretendido
- Formação académica relevante para a função, preferencialmente Licenciatura em Economia, Gestão, Finanças ou similares;
- Experiência mínima de 3 em funções similares (preferencial);
- Conhecimentos sobre a regulamentação e boas práticas aplicadas ao setor financeiro serão valorizados;
- Conhecimentos financeiros, contabilísticos e matemáticos;
- Domínio de inglês e informática na ótica do utilizador (MS Office-Excel e PowerPoint);
- Boa capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal e de trabalho em equipa;
- Fortes competências analíticas e de atenção ao detalhe;
- Elevada capacidade de planeamento/organização e gestão de prioridades;
- Forte sentido de responsabilidade.
- Integração em projeto sólido, numa empresa em crescimento e com uma cultura baseada na Confiança, Agilidade, Sustentabilidade e Cooperação;
- Condições financeiras compatíveis com experiência e potencial demonstrados;
- Oportunidade de desenvolvimento de carreira.