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Ref 08.2024 - Diretor(a) de Recuperação de Crédito e Investimento (M/F) – Lisboa ou Porto

Direção de Recuperação de Crédito

Responsabilidades

Com reporte à Admnistração pretende-se candidato com a expriência identificada infra, cabendo-lhe entre outras, as seguintes reponsabilidades:

Experiência em processo de definição de estratégia de recuperação de crédito e respetivo plano de acordo com as Orientações EBA/GL/2018/06:

  • Liderar e cooperar na realização de diagnóstico e relatório - Avaliação do ambiente operacional:
    • fatores impulsionadores das exposições não produtivas (ENP);
    • processo atual (eficácia);
    • levantamento de meios (SI/TI e RH), políticas e processos
    • condições externas.
  • Liderar e cooperar na análise de opções, formulação de proposta de calendário e metas/plano operacional;
  • Liderar e cooperar na definição do modelo de governo do plano de recuperação e respetivo acompanhamento;
  • Liderar e cooperar na integração da estratégia de ENP nos vários processos de gestão do BPF;
  • Promover a elaboração das várias políticas e procedimentos essenciais à recuperação de crédito, de acordo com a estratégia definida.

Experiência na implementação de um plano de recuperação - gestão de projeto:
  • Liderar o desenvolvimento, reorganização e integração da área de Recuperação de Crédito (ao nível de RH);
  • Liderar e cooperar na definição de requisitos para implementação de ferramenta de suporte ao processo de recuperação de crédito;
  • Implementar a segregação de carteiras e respetivas equipas de gestão/recuperação;
  • Implementar diferentes estratégias de recuperação por carteiras pré-definidas (incluindo venda de carteiras e outsourcing de recuperação por tipos de carteira);
  • Implementar um modelo de gestão de parceiros externos (p.e. sociedades de advogados, empresas de recuperação)
  • Implementar modelos de acompanhamento das carteiras, de recuperação e de produção de reportes.

Experiência de recuperação (on-going):
  • Gestão de equipa de recuperação interna (collections & Recoveries);
  • Gestão de parceiros externos (p.e. sociedades de advogados, empresas de recuperação);
  • Controlo do processo jurídico de cobrança dentro da estratégia definida;
  • Negociação de processos de recuperação complexos;
  • Análise de processos e controlos e apresentação de eventuais propostas de melhorias operacionais;
  • Liderança e cooperação na produção de reportes e respetiva apresentação à equipa de gestão.


Perfil pretendido

  • Formação académica relevante para a função, preferencialmente Licenciatura em Direito, Gestão, Engenharia ou similares;
  • Comprovada experiência na implementação de projetos estratégicos/regulamentares (preferencialmente);
  • Experiência profissional relevante no setor financeiro em mais de 10/15 anos na área de recuperação de crédito;
  • Conhecimentos das ferramentas de Microsoft Office Pack, designadamente boa capacidade de análise e processamento de grandes volumes de dados (excel avançado, Power BI);
  • Domínio da Língua Inglesa;
  • Excelente capacidade de trabalho em equipa e relacionamento interpessoal
  • Elevada capacidade de planeamento/organização, flexibilidade e resiliência;
  • Capacidade de análise, apresentação de conclusões e definição de planos de atuação;
  • Elevada capacidade de comunicação e liderança.

O que oferecemos
  • Integração em projeto sólido, numa empresa em crescimento e com uma cultura baseada na Confiança, Agilidade, Sustentabilidade e Cooperação;
  • Condições financeiras compatíveis com experiência e potencial demonstrados;
  • Oportunidade de desenvolvimento de carreira.
Tenha atenção aos formatos permitidos: pdf,zip
O tamanho máximo do ficheiro deve ser de 47.68 MB