Ref 08.2024 - Diretor(a) de Recuperação de Crédito e Investimento (M/F) – Lisboa ou Porto
Direção de Recuperação de CréditoResponsabilidades
Com reporte à Admnistração pretende-se candidato com a expriência identificada infra, cabendo-lhe entre outras, as seguintes reponsabilidades:
Experiência em processo de definição de estratégia de recuperação de crédito e respetivo plano de acordo com as Orientações EBA/GL/2018/06:
- Liderar e cooperar na realização de diagnóstico e relatório - Avaliação do ambiente operacional:
- fatores impulsionadores das exposições não produtivas (ENP);
- processo atual (eficácia);
- levantamento de meios (SI/TI e RH), políticas e processos
- condições externas.
- Liderar e cooperar na análise de opções, formulação de proposta de calendário e metas/plano operacional;
- Liderar e cooperar na definição do modelo de governo do plano de recuperação e respetivo acompanhamento;
- Liderar e cooperar na integração da estratégia de ENP nos vários processos de gestão do BPF;
- Promover a elaboração das várias políticas e procedimentos essenciais à recuperação de crédito, de acordo com a estratégia definida.
Experiência na implementação de um plano de recuperação - gestão de projeto:
- Liderar o desenvolvimento, reorganização e integração da área de Recuperação de Crédito (ao nível de RH);
- Liderar e cooperar na definição de requisitos para implementação de ferramenta de suporte ao processo de recuperação de crédito;
- Implementar a segregação de carteiras e respetivas equipas de gestão/recuperação;
- Implementar diferentes estratégias de recuperação por carteiras pré-definidas (incluindo venda de carteiras e outsourcing de recuperação por tipos de carteira);
- Implementar um modelo de gestão de parceiros externos (p.e. sociedades de advogados, empresas de recuperação)
- Implementar modelos de acompanhamento das carteiras, de recuperação e de produção de reportes.
Experiência de recuperação (on-going):
- Gestão de equipa de recuperação interna (collections & Recoveries);
- Gestão de parceiros externos (p.e. sociedades de advogados, empresas de recuperação);
- Controlo do processo jurídico de cobrança dentro da estratégia definida;
- Negociação de processos de recuperação complexos;
- Análise de processos e controlos e apresentação de eventuais propostas de melhorias operacionais;
- Liderança e cooperação na produção de reportes e respetiva apresentação à equipa de gestão.
Perfil pretendido
- Formação académica relevante para a função, preferencialmente Licenciatura em Direito, Gestão, Engenharia ou similares;
- Comprovada experiência na implementação de projetos estratégicos/regulamentares (preferencialmente);
- Experiência profissional relevante no setor financeiro em mais de 10/15 anos na área de recuperação de crédito;
- Conhecimentos das ferramentas de Microsoft Office Pack, designadamente boa capacidade de análise e processamento de grandes volumes de dados (excel avançado, Power BI);
- Domínio da Língua Inglesa;
- Excelente capacidade de trabalho em equipa e relacionamento interpessoal
- Elevada capacidade de planeamento/organização, flexibilidade e resiliência;
- Capacidade de análise, apresentação de conclusões e definição de planos de atuação;
- Elevada capacidade de comunicação e liderança.
O que oferecemos
- Integração em projeto sólido, numa empresa em crescimento e com uma cultura baseada na Confiança, Agilidade, Sustentabilidade e Cooperação;
- Condições financeiras compatíveis com experiência e potencial demonstrados;
- Oportunidade de desenvolvimento de carreira.